14/05/2015

Peregrinar a Fátima


Na passada sexta-feira à noite parti rumo a Fátima a pé, com um grupo de 13 pessoas, percorrendo cerca de 77km's. Já há algum tempo que queria fazer esta caminhada e este ano, sem planear muito, concretizou-se. Confesso que ainda estou a tentar encontrar as melhores palavras para descrever uma das melhores experiências que já tive…




Do grupo apenas conhecia duas pessoas, mas rapidamente nos ficámos a conhecer e a simpatizar. Adorei as boas amizades encontradas. Partimos às 22h de sexta-feira, após um dia de trabalho e o percurso ficou dividido em 2 etapas: a 1ª fase foram cerca de 46km's até Alcanena, onde pernoitámos nas instalações gentilmente cedidas pelos Bombeiros, e uma 2ª fase cerca de 31km's até Fátima. Pelo meio descansámos cerca de 9h. Chegámos no domingo às 06h. Andámos quase sempre de noite, exceto no sábado. Vimos por duas vezes o nascer de dia fantástico e um céu estrelado com uma meia lua super iluminada.
Andámos quase sempre em alcatrão, mas também em terra batida com pedras, por trilhos e locais fantásticos. Encontrámos outros grupos de pessoas que simpaticamente se cumprimentavam e fomos em vários momentos o apoio uns dos outros. Felizmente não sofri muito nos pés, fui hidratando bem no decorrer da caminhada, e foram os joelhos que ficaram mas doridos no final da 1ª etapa, mas que com o descanso, antes de retomarmos a 2ª fase, resolveu.
Adorei a partilha de histórias, experiências e estados emocionais. A simplicidade e a transparência. Existem várias fases pelas quais passamos ao longo desta caminhada e guardo com carinho cada uma delas na minha memória. O silêncio em grande parte do caminho ensina muito, fortalece-nos e mostra-nos que somos mais fortes do que pensamos. Ajuda a refletir, a partilhar, a ajudar, a crescer e a querer ir mais longe. Houve tempo para a oração, para a reflexão, para a partilha, para ajudar o próximo e para ouvir. A chegada é inexplicável, enche o coração e a alma. Fui pela experiência, sem promessa, pedi e agradeci a caminhada que espero voltar a repetir.


Agradeço a companhia de todos que caminharam comigo e a quem nos acompanhou. 






2 comentários:

  1. Que bom minha querida! Fiquei tão feliz por ti! Quem me dera ter feito esta caminhada também. Um grande beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas fazer em breve Clênia. É uma ótima experiência. Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...