14/01/2013

Carne assada com castanhas


Uma das receitas mais deliciosas de servir para os amantes da carne é um preparado de carne assada. Um prato que fica sempre bem num almoço ou jantar com um belo vinho. Em Dezembro passado experimentei pela primeira vez uma das carnes mais dificeis para mim cozinhar, pois chegar ao ponto de cozedura nem sempre é fácil. Mas modéstia à parte, esta ficou óptima e os convidados adoraram. Juntei castanhas, uma salada e ficou um jantar delicioso. 

Ingredientes:
Carne da vazia (2kg para 5/6 pessoas)
Batatas
Castanhas descascadas
Salsa
4 dentes de alho e 1 cebola
Vinho tinto e branco
Pimenta, sal, azeite, manteiga e folhas de louro
Pimento vermelho 
Polpa de tomate
Manteiga

Preparação:
Começar por temperar a carne, com pequenos cortes em alguns locais para ganhar mais gosto. Temperar com sal, pimento vermelho em tiras, pimenta, alhos cortados, folhas de louro, metade da polpa de tomate, regar bem com vinho branco e vinho tinto e reservar no frio por 3/4h.
Na altura do cozinhado, começar por fazer um refogado com cebola, azeite, manteiga e tomate em polpa. Escorrer o molho da carne, colocando a peça no refogado em lume brando e regando com o molho do tempero quando começar a querer secar. 
O truque para chegar ao ponto ideal é ir picando com um garfo a peça de carne durante o assado.
Cortar depois as batatas, descascar as castanhas e colocar no fundo do pirex com nozes de manteiga. Levar ao forno a cerca de 170º. 
Quando estiver quase pronta, retirar a carne do lume e cortar em fatias. Juntar depois às batatas e castanhas, quase prontas no pirex e regar com o molho. Levar ao forno por 15m. 
Decorar com salsa. E voilá! Prontíssimo...



Espero que gostem, cá fica a sugestão, a foto e a receita! Boa semana!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...